Você sabe a origem das comemorações do dia do Orgulho LGBTQIA+?
Até 1966 era proibida, na cidade de Nova York, a reunião em locais publicos de pessoas gays. O motivo? Segundo as autoridades, causavam desordem. Baseada na legislação, a violencia contra a comunidade era frequente.
No dia 29 de junho de 1969, portanto tres anos depois da revogação da lei, uma violenta abordagem policial no bar Stonewall In, que recebia o publico LGBTQIA+ provocou um levante. Nos dias seguintes, milhares de pessoas se reuniram em varios locais da cidade, em solidariedade ao movimento.
No ano seguinte, para marcar o acontecido,uma multidão marchou do bar até o Central Park, naquela que é considerada a primeira parada do Orgulho LGBTQIA+.
A marcha se tornou um movimento politico pela igualdade de direitos. Um grande passo, no Brasil foi a decisão do STF, em 2011, reconheceu a união entre pessoas do mesmo sexo como unidade familiar, equiparando em direitos e deveres a união heterossexual.
O Brasil ainda é um dos paises mais violentos para a comunidade LGBTQIA+.
De acordo com entidades que acompanham as políticas publicas para a comunidade, no atual governo assistimos a um verdadeiro apagão dos direitos e das políticas voltadas para este publico, como de resto acontece com as demais minorias.
Quer saber um pouco mais?
https://educacao.uol.com.br/noticias/2021/06/28/o-que-foi-a-rebeliao-de-stonewall-inn-que-deu-origem-ao-dia-do-orgulho-gay.htm
Trilha sonora para acompanhar sua leitura:
"Stonewall Celebration Concert"
Playlist Caixinha da Maruka - link na bio
#diadoorgulholgbtqia
#direitoshumanosparatodos
Comentários
Postar um comentário